segunda-feira, 14 de maio de 2012


NO FUNDO DO MAR

 Ver imagem em tamanho grande


Roteiro:

- Objeto do conhecimento Língua Portuguesa, Natureza,Sociedade, Artes Visuais e Cidadania.

- Conteúdos específicos – Animais Marinhos
- Objetivos específicos – Trabalhar valores importantes sobre a preservação e conscientização das crianças em relação aos oceanos e conhecer a variedade de animais que existem nos oceanos

- Objetivos:
- De vida cotidiana – conscientização do que é e de como preservar os nossos mares e os seus habitantes.
- Aprendizado – desenvolver trabalhos em equipes dando um enfoque em conscientizar as crianças sobre a preservação, o conhecimento e a valorização que se deve ter com os animais.

- Justificativa – Conhecer um pouco da arte nacional, e através da mesma trabalhar a importância de preservação, conscientização e conhecimento dos animais marinhos.

- Intenção do projeto trabalhar o conhecimento, a conscientização e a preservação dos animais marinhos.
- Desenvolvimento
Ø  Apresentação da obra “ no fundo do mar” e conversar sobre a obra.
Ø  Montagem de um cartaz com figuras de animais marinhos;
Ø  Roda de conversa sobre o painel (o que vive no mar, o que podemos fazer para ajudar na sua preservação, quais animais eles conhecem, quais eles não conhecem...)
Ø  Colorir com tintas alguns animais marinhos;
Ø  Confecção de peixes de dobraduras, para montagem de um móbile;
Ø  Ter um aquário na sala de aula, para acompanharmos o desenvolvimento do peixinho, sua forma de sobrevivência e a sua alimentação;
Ø  Escolha do nome do nosso amiguinho por meio de votação;
Ø  Cada criança irá colorir um peixinho e dar um nome á ele;
Ø  Brincar da dança de roda “se eu fosse um peixinho”, após a brincadeira conversarmos sobre ela, o que eles acharam e se gostaram.
Ø  Realizar um passeio ao Aquário de São Paulo, para conhecermos a diversidade de peixes, outros animais marinhos ou aquáticos e seus diferentes habitat;
Ø  Montagem de uma maquete , conversar sobre o passeio;
Ø  Montagem de um painel com fotos do passeio, colocando abaixo de cada foto a classificação do animal ( nome, habitat, alimentação...)
Ø  Pintura de uma tela representando um animal marinho;
Ø  Exposição das telas
Ø  Um relatório coletivo de opiniões sobre o que eles acharam sobre o mundo dos animais marinhos.


- Recursos papel sulfite, tintas, tela para pintura, pincéis, cartolinas, isopor, papel dobradura, lápis de cor, giz de cera, maquina fotográfica, aquário, peixe, alimento para peixe e figuras de animais marinhos.

- Avaliação – A avaliação será continua, abordando como tema avaliar a participação, criatividade e o desenvolvimento coletivo e individual dos alunos.

- Tempo provável de duração 1 trimestre.



Nível I
Prof°Erica 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe um comentário