segunda-feira, 14 de maio de 2012


PROJETO IDENTIDADE BASEADO NA TELA DE MIRÓ
QUEM SOU EU???

OBJETIVO: trabalhar o reconhecimento e identificação da identidade da criança, descobrindo assim quem é ela no universo e as partes do seu corpo, tendo a tela do Miró como foco.
OBJETIVO ESPECIFICO: trabalhar a identidade  e o corpo de cada de cada um, em cima da tela de Miró.
CONTEÚDO:
·         Conhecer o nome próprio;
·         Conhecer a sua descendência
·         Conhecendo o corpo e suas partes
·         Como o nosso corpo é subdividido
·         Quem é a família
·         Trabalhar os gostos
·         Meus sentimentos, sonhos, vontades, desejos...
·         O que espero para o futuro
ESTRATEGIAS: fazer com que as crianças conheçam o seu próprio “eu”, seus gostos, sua família, seu corpo e suas subdivisões e as pessoas ao seu redor, que se situem e localizem-se no mundo, através de atividades, pesquisas, brincadeiras, leitura de histórias que abordam o tema, construção de painéis e releitura de imagem em cima da tela de Miró.
DURAÇÃO: 1° semestre
PROCEDIMENTO:

Ø  Apresentar as telas e conversar sobre elas. (02/03)
Ø  Vamos dar um nome aos personagens de Miró. (02/03)
Ø  Reescrever os nomes que dermos á eles. (09/03)
Ø  Agora vamos fazer nossos nomes, as crianças receberão placas com seus nomes para conhecerem seu nome e ver de quais letras é composto; (16/03)
Ø  Construindo o seu nome com as letras móveis e depois realizar o seu traçado; (23/03)
Ø  Realizar uma pesquisa sobre o nome, quem escolheu, porque escolheu... (23/03)
Ø  Uma roda de conversa sobre a família, desenhar a sua família; (30/03)
Ø  Roda de conversa sobre “gostos” o que gosto e o que não gosto (05/04)
Ø  Recortar figuras dos meus alimentos preferidos e dos alimentos que não gosto (13/04)
Ø  Pesquisar sobre os alimentos quais fazem bem ao nosso organismo e quais fazem mal. (13/04)
Ø  Conhecendo o corpo, através da análise das telas de Miró. (20/04)
Ø  As crianças irão carimbar as mãos e os pés. (27/04)
Ø  Montar o nosso corpo com recorte e colagem, recortando as partes e colando-as. (04/05)
Ø  Vamos dar idade aos personagens de Miró (11/05)
Ø  Representar a idade deles e a nossa colando velinhas. (11/05)
Ø  Medir as crianças com cordão e eles irão colar sua “medida”, ou seja sua “altura” (cordão), depois fazer um comparativo com os dos colegas. (18/05)
Ø  Destacar qual é o colega mais alto da turma e qual o mais baixo. (18/05)
Ø  Roda de conversa sobre o quer ser quando crescer, representar por meio de figuras ou desenhos; (25/05)
Ø  Realizar a releitura das telas de Miró, quais as cores que ele utilizou em suas pinturas, como ele representou o corpo humano, quantas partes tem o corpo humano... (01/06)
Ø  Pintar uma linda tela representando o nosso corpo humano, baseando-se nas telas de Miró (15/06 e 22/06)
Ø  Concluir o projeto com a montagem de um livro, utilizando as atividades realizadas. (29/06)

REGISTROS: as atividades serão registradas com fotos, a montagem dos livros e a exposição dos trabalhos.

RECURSOS DIDATICOS: sulfite colorido, figuras, fotos das crianças e de suas famílias, lápis de cor, giz de cera, tinta guache, cordão, revistas, telas e letras moveis.

AVALIAÇÃO: a avaliação será continua, e será avaliado a participação, interesse e criatividade de cada criança. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe um comentário