segunda-feira, 14 de maio de 2012


PROJETO IDENTIDADE BASEADO NA TELA DE MIRÓ
QUEM SOU EU???

OBJETIVO: trabalhar o reconhecimento e identificação da identidade da criança, descobrindo assim quem é ela no universo e as partes do seu corpo, tendo a tela do Miró como foco.
OBJETIVO ESPECIFICO: trabalhar a identidade  e o corpo de cada de cada um, em cima da tela de Miró.
CONTEÚDO:
·         Conhecer o nome próprio;
·         Conhecer a sua descendência
·         Conhecendo o corpo e suas partes
·         Como o nosso corpo é subdividido
·         Quem é a família
·         Trabalhar os gostos
·         Meus sentimentos, sonhos, vontades, desejos...
·         O que espero para o futuro
ESTRATEGIAS: fazer com que as crianças conheçam o seu próprio “eu”, seus gostos, sua família, seu corpo e suas subdivisões e as pessoas ao seu redor, que se situem e localizem-se no mundo, através de atividades, pesquisas, brincadeiras, leitura de histórias que abordam o tema, construção de painéis e releitura de imagem em cima da tela de Miró.
DURAÇÃO: 1° semestre
PROCEDIMENTO:

Ø  Apresentar as telas e conversar sobre elas. (02/03)
Ø  Vamos dar um nome aos personagens de Miró. (02/03)
Ø  Reescrever os nomes que dermos á eles. (09/03)
Ø  Agora vamos fazer nossos nomes, as crianças receberão placas com seus nomes para conhecerem seu nome e ver de quais letras é composto; (16/03)
Ø  Construindo o seu nome com as letras móveis e depois realizar o seu traçado; (23/03)
Ø  Realizar uma pesquisa sobre o nome, quem escolheu, porque escolheu... (23/03)
Ø  Uma roda de conversa sobre a família, desenhar a sua família; (30/03)
Ø  Roda de conversa sobre “gostos” o que gosto e o que não gosto (05/04)
Ø  Recortar figuras dos meus alimentos preferidos e dos alimentos que não gosto (13/04)
Ø  Pesquisar sobre os alimentos quais fazem bem ao nosso organismo e quais fazem mal. (13/04)
Ø  Conhecendo o corpo, através da análise das telas de Miró. (20/04)
Ø  As crianças irão carimbar as mãos e os pés. (27/04)
Ø  Montar o nosso corpo com recorte e colagem, recortando as partes e colando-as. (04/05)
Ø  Vamos dar idade aos personagens de Miró (11/05)
Ø  Representar a idade deles e a nossa colando velinhas. (11/05)
Ø  Medir as crianças com cordão e eles irão colar sua “medida”, ou seja sua “altura” (cordão), depois fazer um comparativo com os dos colegas. (18/05)
Ø  Destacar qual é o colega mais alto da turma e qual o mais baixo. (18/05)
Ø  Roda de conversa sobre o quer ser quando crescer, representar por meio de figuras ou desenhos; (25/05)
Ø  Realizar a releitura das telas de Miró, quais as cores que ele utilizou em suas pinturas, como ele representou o corpo humano, quantas partes tem o corpo humano... (01/06)
Ø  Pintar uma linda tela representando o nosso corpo humano, baseando-se nas telas de Miró (15/06 e 22/06)
Ø  Concluir o projeto com a montagem de um livro, utilizando as atividades realizadas. (29/06)

REGISTROS: as atividades serão registradas com fotos, a montagem dos livros e a exposição dos trabalhos.

RECURSOS DIDATICOS: sulfite colorido, figuras, fotos das crianças e de suas famílias, lápis de cor, giz de cera, tinta guache, cordão, revistas, telas e letras moveis.

AVALIAÇÃO: a avaliação será continua, e será avaliado a participação, interesse e criatividade de cada criança. 

NO FUNDO DO MAR

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Roteiro:

- Objeto do conhecimento Língua Portuguesa, Natureza,Sociedade, Artes Visuais e Cidadania.

- Conteúdos específicos – Animais Marinhos
- Objetivos específicos – Trabalhar valores importantes sobre a preservação e conscientização das crianças em relação aos oceanos e conhecer a variedade de animais que existem nos oceanos

- Objetivos:
- De vida cotidiana – conscientização do que é e de como preservar os nossos mares e os seus habitantes.
- Aprendizado – desenvolver trabalhos em equipes dando um enfoque em conscientizar as crianças sobre a preservação, o conhecimento e a valorização que se deve ter com os animais.

- Justificativa – Conhecer um pouco da arte nacional, e através da mesma trabalhar a importância de preservação, conscientização e conhecimento dos animais marinhos.

- Intenção do projeto trabalhar o conhecimento, a conscientização e a preservação dos animais marinhos.
- Desenvolvimento
Ø  Apresentação da obra “ no fundo do mar” e conversar sobre a obra.
Ø  Montagem de um cartaz com figuras de animais marinhos;
Ø  Roda de conversa sobre o painel (o que vive no mar, o que podemos fazer para ajudar na sua preservação, quais animais eles conhecem, quais eles não conhecem...)
Ø  Colorir com tintas alguns animais marinhos;
Ø  Confecção de peixes de dobraduras, para montagem de um móbile;
Ø  Ter um aquário na sala de aula, para acompanharmos o desenvolvimento do peixinho, sua forma de sobrevivência e a sua alimentação;
Ø  Escolha do nome do nosso amiguinho por meio de votação;
Ø  Cada criança irá colorir um peixinho e dar um nome á ele;
Ø  Brincar da dança de roda “se eu fosse um peixinho”, após a brincadeira conversarmos sobre ela, o que eles acharam e se gostaram.
Ø  Realizar um passeio ao Aquário de São Paulo, para conhecermos a diversidade de peixes, outros animais marinhos ou aquáticos e seus diferentes habitat;
Ø  Montagem de uma maquete , conversar sobre o passeio;
Ø  Montagem de um painel com fotos do passeio, colocando abaixo de cada foto a classificação do animal ( nome, habitat, alimentação...)
Ø  Pintura de uma tela representando um animal marinho;
Ø  Exposição das telas
Ø  Um relatório coletivo de opiniões sobre o que eles acharam sobre o mundo dos animais marinhos.


- Recursos papel sulfite, tintas, tela para pintura, pincéis, cartolinas, isopor, papel dobradura, lápis de cor, giz de cera, maquina fotográfica, aquário, peixe, alimento para peixe e figuras de animais marinhos.

- Avaliação – A avaliação será continua, abordando como tema avaliar a participação, criatividade e o desenvolvimento coletivo e individual dos alunos.

- Tempo provável de duração 1 trimestre.



Nível I
Prof°Erica 

Planeta Água

NIVEL II



Roteiro:

- Objeto do conhecimento Língua Portuguesa, Matemática, Natureza,Sociedade, Artes Visuais e Cidadania

- Conteúdos específicos – Preservação da água e conscientização dos alunos sobre a mesma.

- Objetivos específicos – Conscientizar pais e alunos sobre a importância da preservação da água do nosso planeta.

-Objetivos:
 Este projeto visa ajudar os pais e os alunos no trabalho de conscientização da população em relação à cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os ciclos da mesma, sua importância para a vida e para a história dos povos.
 Ajudar os alunos a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando com a poluição e a falta de água, onde possam:
- perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social;
- reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;
- adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
- levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
- conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc.
O professor deverá elaborar os conteúdos específicos de acordo com seus interesses e de seus alunos, com conceituais, procedimentais e atitudinais.


- Justificativa - O trabalho com o tema “água, fonte de vida” que se propõe aqui, deverá apresentar para as crianças uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água. O projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.

- Intenção do projeto : Conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação da água e quais os seus efeitos em nossa vida cotidiana, através das experiências já vividas pelos alunos no seu âmbito familiar, a principal função desse projeto é de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água. Para isso, é necessário que mais do que informações e conceitos, mas atitudes e formação de valores, que serão apreendidos na prática do dia-a-dia, no meio social.


- Desenvolvimento

Ø  1° ETAPA DO PROJETO:
·          1° aula: (03/03)
 Conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos.

·         2° aula:( 17/03)

Pedir as crianças que façam uma pesquisa em sala de aula sobre o tema com materiais pesquisados em casa, e análise os mesmos.

·         3° aula (24/03)

Realizar a montagem de painéis para exposição pela escola, sobre os temas pesquisados.

·         4 ° e 5° aula ( 29/03 e 31/03)

Contar a história do livro:  
O MUNDINHO AZUL
Ingrid Biesemeyer Bellinghausen
(Editora DCL, 24 páginas)









 
{txtalt}O livro aborda um dos problemas mais graves que o mundo vem vivendo: a escassez de água doce. Com ilustrações que chamam a atenção da criançada, a obra mostra como acontece o ciclo da água, desde a evaporação dos rios e lagos até a caída da chuva. Além disso, também aborda de forma lúdica a importância do líquido para o nosso dia-a-dia.

Roda de conversa sobre a historia, apontando assim seus principais pontos para discussão
{txtalt}
A CIGARRA E A FORMIGA
Adaptação de Eunice Braido
(Editora FTD, 16 páginas, R$ 6,50)
A antiga fábula da Cigarra que vivia a cantar enquanto a dona Formiga trabalhava ainda encanta as crianças. Era outono e a dona Formiga, preocupada com o inverno que se aproximava, passava o dia recolhendo folhas, insetos mortos, migalhas de pães e de outros alimentos para se alimentar durante os dias mais frios. E a Cigarra só se ocupava com suas cantorias. Mas, quando o inverno chegou, a cigarra não tinha o que comer. Triste e fraca teve que pedir ajuda à colega Formiga.
O QUE ENSINA: a importância de trabalhar, economizar para o futuro e ajudar o próximo.
FIQUE ATENTA: ao diálogo em que a Formiga explica à Cigarra a seriedade e a importância do seu trabalho.
{txtalt}
MENINA NINA
Ziraldo
(Editora Melhoramentos, 37 páginas, R$ 21)
Com delicadeza, o autor conta a história de Nina e de sua vó Vivi. As brincadeiras, os carinhos e até as semelhanças físicas entre as duas. A menina sonhava ser como a avó. Mas um dia Vivi dormiu o sono profundo e nunca mais acordou.
O QUE ENSINA: a lidar com a morte, sem falsos conceitos.
FIQUE ATENTA: à parte em que a menina conta que a vovó foi embora e às duas maneiras como o autor apresenta a morte.
{txtalt}
FLICTS
Ziraldo
(Editora Melhoramentos, 48 páginas, R$ 24)
O livro fala de uma cor muito rara e diferente de todas as outras. Ela não tinha a força do vermelho nem a paz do azul, era simplesmente flicts. Uma cor que se achava triste e feia e por isso sofria por não estar em lugar algum. Até que descobre que tem um espaço muito especial no mundo. Surpreendente!
O QUE ENSINA: que ser diferente não é anormal e que todas as pessoas têm uma qualidade especial a ser descoberta.
FIQUE ATENTA: ao momento em que o autor começa a descrever as diferentes nuances da Lua.
10 DICAS PARA CONTAR BEM
1 - Escolha uma história condizente com a faixa etária da criança.
2 - Para as crianças de 2 ou 3 anos, opte por histórias de bichinhos. Os maiorzinhos irão
preferir as aventuras.
3 - Escolha um livro que você goste de ler.
4 - Seja simples, não fale com artificialismos.
5 - Use uma linguagem de bom gosto sem termos rebuscados.
6 - Module a voz para sugerir o que aconteceu.
7 - Não pare a cada instante para explicar a história. Pode ter certeza de que a criança irá entender.
8 - Utilize boa dicção e voz clara.
9 - Evite interromper a história para falar ao telefone ou fazer outra atividade.
10 - Se a criança interferir com perguntas combine com ela que no final da história você responderá a todas as dúvidas.

  • 6°  e 7° aula (07/04 e 14/04)
Fazer a releitura da historia com desenhos, construindo assim nossa versão, não se esquecendo do foco principal que é a preservação da água.
  • 8°, 9°, 10°, 11°, 12° e 13° aula ( 28/04, 05/05, 12/05, 19/05 e 26/05)
Cada aluno poderá confeccionar um livro com figuras e produções de texto individuais, usando os materiais pesquisados em casa e em sala de aula, tendo como foco o livro citado acima;
  • 14° aula (02/06)
Utilizar os materiais restantes para a montagem de um mural sobre o assunto, em lugar visível a toda comunidade escolar;
Ø  2° ETAPA DO PROJETO
  • 15° aula (28/07)
Apresentar um vídeo da música “Planeta Água”, de Guilherme Arantes, no telão para eles ouvirem e assistirem.
  • 16°  e 17° aula (02/08 e 04/08)
Trabalhar com a música “Planeta Água”, de Guilherme Arantes, onde as crianças irão elaborar cartazes em grupo retratando com desenhos e colagens o que entenderam da mesma;
  • 18°, 19°, 20° e 21° aula (09/08, 11/08, 16/08 e 18/08)
Montar uma dramatização  ou apresentação com a música, para apresentar em filmagem aos pais e familiares na exposição.
  • 22° aula (25/08)
 Realizar uma visita a uma estação de tratamento de água (SABESP) e discussões sobre a realidade da poluição dos rios;

  • 23° aula (26/08)
Montar um painel de fotos sobre a visita á SABESP, focando assim suas funções.
  • 24° e 25° aula (01/09 e 06/09)
Realizar uma roda de conversa sobre a visita e fazer registros com desenhos, fotos e reportagens.
  • 26°, 27°, 28°, 29° e 30° aula (13/09, 15/09, 20/09, 22/09 e 27/09)

Trabalhar com experiências concretas, como: horticultura, maquetes,entre outros,  mostrando a importância da água para nossa vida, para as plantações, bem como os estados físicos da mesma.

  • 31°, 32° e 33° aula ( 29/09, 04/10 e 06/10)

Apresentar uma filmagem da turma da Monica que fala sobre a importância da preservação da água.

Após a apresentação do filminho, realizar uma conversa sobre o mesmo e depois pedir a eles que ilustrem um desenho representando o mesmo.

  • 34° e 35° aula (11/10 e 13/10)

Finalizar o projeto assistindo ao filme  “Era do gelo 3” e conversando sobre o mesmo e sobre todo o desenvolver do projeto.

  • Todas as etapas do projeto terão um registro, formando assim no final um livro para cada um.  1 | 2


Ø  Exposição do projeto (22/10)

Obs. As datas podem sofrer alterações.



- Recursos
  • Sulfite
  • Cola
  • Papel colar set
  • Papel cartão
  • Lapis de cor
  • Giz de cera
  • Tintas
  • Telão
  • DVD e TV
  • Revistas
  • Rádio
  • Maquina fotográfica
  • Cola colorida
  • Glitter e lantejoulas
  • Tesoura


- Avaliação -  Irá ser feita de forma contínua, com relatórios descritivos de cada etapa, das discussões do grupo, das atitudes diante do projeto, etc. Será avaliado também a participação e o envolvimento de cada aluno, de forma individual, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica e construtiva


- Tempo provável de duração Será desenvolvido no decorrer de todo o ano, com média de 8 meses de duração, dividido em duas etapas contendo uma média de 15 á 20 aulas em cada etapa, totalizando assim 35 aulas, que serão ministradas de 1 á 2 vezes por semana.




















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