QUEM SOU EU???
OBJETIVO: trabalhar o
reconhecimento e identificação da identidade da criança, descobrindo assim quem
é ela no universo e as partes do seu corpo, tendo a tela do Miró como foco.
OBJETIVO ESPECIFICO:
trabalhar a identidade e o corpo de cada
de cada um, em cima da tela de Miró.
CONTEÚDO:
·
Conhecer o nome próprio;
·
Conhecer a sua descendência
·
Conhecendo o corpo e suas partes
·
Como o nosso corpo é subdividido
·
Quem é a família
·
Trabalhar os gostos
·
Meus sentimentos, sonhos, vontades,
desejos...
·
O que espero para o futuro
ESTRATEGIAS: fazer com
que as crianças conheçam o seu próprio “eu”, seus gostos, sua família, seu
corpo e suas subdivisões e as pessoas ao seu redor, que se situem e
localizem-se no mundo, através de atividades, pesquisas, brincadeiras, leitura
de histórias que abordam o tema, construção de painéis e releitura de imagem em
cima da tela de Miró.
DURAÇÃO: 1° semestre
PROCEDIMENTO:
Ø Apresentar
as telas e conversar sobre elas. (02/03)
Ø Vamos
dar um nome aos personagens de Miró. (02/03)
Ø Reescrever
os nomes que dermos á eles. (09/03)
Ø Agora
vamos fazer nossos nomes, as crianças receberão placas com seus nomes para
conhecerem seu nome e ver de quais letras é composto; (16/03)
Ø Construindo
o seu nome com as letras móveis e depois realizar o seu traçado; (23/03)
Ø Realizar
uma pesquisa sobre o nome, quem escolheu, porque escolheu... (23/03)
Ø Uma
roda de conversa sobre a família, desenhar a sua família; (30/03)
Ø Roda
de conversa sobre “gostos” o que gosto e o que não gosto (05/04)
Ø Recortar
figuras dos meus alimentos preferidos e dos alimentos que não gosto (13/04)
Ø Pesquisar
sobre os alimentos quais fazem bem ao nosso organismo e quais fazem mal.
(13/04)
Ø Conhecendo
o corpo, através da análise das telas de Miró. (20/04)
Ø As
crianças irão carimbar as mãos e os pés. (27/04)
Ø Montar
o nosso corpo com recorte e colagem, recortando as partes e colando-as. (04/05)
Ø Vamos
dar idade aos personagens de Miró (11/05)
Ø Representar
a idade deles e a nossa colando velinhas. (11/05)
Ø Medir
as crianças com cordão e eles irão colar sua “medida”, ou seja sua “altura”
(cordão), depois fazer um comparativo com os dos colegas. (18/05)
Ø Destacar
qual é o colega mais alto da turma e qual o mais baixo. (18/05)
Ø Roda
de conversa sobre o quer ser quando crescer, representar por meio de figuras ou
desenhos; (25/05)
Ø Realizar
a releitura das telas de Miró, quais as cores que ele utilizou em suas pinturas,
como ele representou o corpo humano, quantas partes tem o corpo humano...
(01/06)
Ø Pintar
uma linda tela representando o nosso corpo humano, baseando-se nas telas de
Miró (15/06 e 22/06)
Ø Concluir
o projeto com a montagem de um livro, utilizando as atividades realizadas.
(29/06)
REGISTROS:
as atividades serão registradas com fotos, a montagem dos livros e a exposição
dos trabalhos.
RECURSOS
DIDATICOS: sulfite colorido, figuras, fotos das crianças e de suas famílias,
lápis de cor, giz de cera, tinta guache, cordão, revistas, telas e letras
moveis.
AVALIAÇÃO:
a avaliação será continua, e será avaliado a participação, interesse e
criatividade de cada criança.