Planeta Água
NIVEL II
Roteiro:
|
- Objeto do
conhecimento Língua Portuguesa, Matemática, Natureza,Sociedade, Artes
Visuais e Cidadania
|
- Conteúdos
específicos – Preservação da água e conscientização dos alunos sobre a
mesma.
|
- Objetivos
específicos – Conscientizar pais e alunos sobre a importância da
preservação da água do nosso planeta.
|
-Objetivos:
Este projeto visa ajudar os pais e os alunos no trabalho de conscientização da população em relação à cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os ciclos da mesma, sua importância para a vida e para a história dos povos.
Ajudar os alunos a
descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil vem
enfrentando com a poluição e a falta de água, onde possam:
- perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social; - reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço; - adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica; - levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos; - conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc. O professor deverá elaborar os conteúdos específicos de acordo com seus interesses e de seus alunos, com conceituais, procedimentais e atitudinais. |
- Justificativa -
O trabalho com o tema “água, fonte de vida” que se propõe aqui, deverá
apresentar para as crianças uma visão ampla que envolve inúmeros problemas
que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água. O projeto deve
ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de
experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência
sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma
independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e
conservação.
|
- Intenção do projeto : Conscientizar a sociedade sobre a
importância da preservação da água e quais os seus efeitos em nossa vida
cotidiana, através das experiências já vividas pelos alunos no
seu âmbito familiar, a principal função desse projeto é de contribuir para a
formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da
realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água.
Para isso, é necessário que mais do que informações e conceitos, mas atitudes
e formação de valores, que serão apreendidos na prática do dia-a-dia, no meio
social.
|
- Desenvolvimento
Ø 1°
ETAPA DO PROJETO:
·
1°
aula: (03/03)
Conversar com os alunos sobre a importância
da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos.
·
2° aula:( 17/03)
Pedir as crianças que façam uma pesquisa em sala de aula
sobre o tema com materiais pesquisados em casa, e análise os mesmos.
·
3° aula (24/03)
Realizar a
montagem de painéis para exposição pela escola, sobre os temas pesquisados.
·
4 ° e 5° aula ( 29/03 e 31/03)
Contar a história
do livro:
O
MUNDINHO AZUL
Ingrid Biesemeyer Bellinghausen (Editora DCL, 24 páginas)
O
livro aborda um dos problemas mais graves que o mundo vem vivendo: a escassez
de água doce. Com ilustrações que chamam a atenção da criançada, a obra
mostra como acontece o ciclo da água, desde a evaporação dos rios e lagos até
a caída da chuva. Além disso, também aborda de forma lúdica a importância do
líquido para o nosso dia-a-dia.
Roda de conversa sobre a historia, apontando assim seus principais
pontos para discussão
Fazer a releitura da historia com desenhos, construindo
assim nossa versão, não se esquecendo do foco principal que é a preservação
da água.
Cada aluno poderá confeccionar um livro com figuras e
produções de texto individuais, usando os materiais pesquisados em casa e em
sala de aula, tendo como foco o livro citado acima;
Utilizar os materiais restantes para a montagem de um
mural sobre o assunto, em lugar visível a toda comunidade escolar;
Ø
2° ETAPA DO PROJETO
Apresentar um vídeo da música “Planeta Água”, de
Guilherme Arantes, no telão para eles ouvirem e assistirem.
Trabalhar com a música “Planeta Água”, de Guilherme
Arantes, onde as crianças irão elaborar cartazes em grupo retratando com
desenhos e colagens o que entenderam da mesma;
Montar uma dramatização ou apresentação com a música, para
apresentar em filmagem aos pais e familiares na exposição.
Realizar uma visita
a uma estação de tratamento de água (SABESP) e discussões sobre a realidade
da poluição dos rios;
Montar um painel de fotos sobre a visita á SABESP,
focando assim suas funções.
Realizar uma roda de conversa sobre a visita e fazer
registros com desenhos, fotos e reportagens.
Trabalhar com experiências
concretas, como: horticultura, maquetes,entre outros, mostrando a importância da água para nossa
vida, para as plantações, bem como os estados físicos da mesma.
Apresentar uma filmagem da
turma da Monica que fala sobre a importância da preservação da água.
Após a apresentação do
filminho, realizar uma conversa sobre o mesmo e depois pedir a eles que
ilustrem um desenho representando o mesmo.
Finalizar o projeto assistindo
ao filme “Era do gelo 3” e conversando
sobre o mesmo e sobre todo o desenvolver do projeto.
Ø Exposição do projeto (22/10)
Obs. As datas podem sofrer alterações.
|
- Recursos
|
- Avaliação
- Irá ser feita de forma contínua, com
relatórios descritivos de cada etapa, das discussões do grupo, das atitudes
diante do projeto, etc. Será avaliado também a participação e o envolvimento
de cada aluno, de forma individual, bem como avaliar o desenvolvimento de seu
trabalho de forma crítica e construtiva
|
- Tempo provável de
duração Será desenvolvido no decorrer de todo o ano, com média de 8 meses
de duração, dividido em duas etapas contendo uma média de 15 á 20 aulas em
cada etapa, totalizando assim 35 aulas, que serão ministradas de 1 á 2 vezes
por semana.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe um comentário